Bombinhas é um município de Santa Catarina rico em sua diversidade cultural e gastronômica. Devido à sua proximidade com o mar, os pratos típicos do município são à base de frutos do mar, feitos a partir da prática de pesca artesanal que acontece na cidade. Os pratos mais buscados pelo turista são a caldeirada, a moqueca de peixe, o peixe a escabeche, mariscos como camarão, siri, polvos e lula, além de peixes como a garoupa, anchova e tainha. A comida é servida com temperos à base de ervas e frutos do mar frescos.
Caldeirada
A caldeirada é repleta de mariscos, lulas, camarões e outros frutos do mar frescos. O sabor mais procurado é o de garoupa. O prato pode ser servido acompanhado de pão, salada verde e vinho branco gelado.
Garoupa
A garoupa é considerada o peixe oficial de Bombinhas e pode medir mais de um metro! É um dos ingredientes de caldeirada mais procurados pelos turistas. Então, quando for a Bombinhas, também prove o filé de garoupa grelhado.
Anchova
É um peixe rico em cálcio, iodo, selênio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas E e D. Com isso, a ingestão de anchovas regularmente em sua dieta pode ser muito eficaz para o combate a diversas doenças. A anchova auxilia na redução do nível do colesterol ruim no sangue; a impedir rugas na pele; a manter ossos e dentes saudáveis; promove a perda de peso; e, principalmente, possui uma quantidade pequena de toxinas por ter um ciclo de vida mais curto.
Camarões
Podem ser servidos ao bafo ou ensopados. Nos restaurantes, eles não têm conservantes e são picados no dia podendo ser servidos de várias formas.
Moqueca de peixe
Se o desejo é esquentar a sua viagem e dar um toque especial, aposte na moqueca de peixe ou camarão. Observe também se o restaurante tem um molho diferenciado e se o prato vem com arroz e pirão.
Peixe a escabeche
Em um dia quente, nada melhor do que aproveitar para fazer piqueniques, sair de barco ou fazer um almoço bem levinho. Para dias assim, a melhor opção é o peixe a escabeche. Se for fazer em casa, lembre-se de que o gosto fica bem melhor se preparado na noite anterior.
Tainha
A pesca de Tainha é tão tradicional que foi tombada como patrimônio cultural e artístico de Santa Catarina. O peixe normalmente é feito na brasa e servido com acompanhamentos.
Lula
Na hora de fazer lula, deve-se tirar a pele transparente que cobre o seu corpo e pode-se conservá-la congelada por até dois meses. Seu consumo mais frequente é empanada.
Siri
A pesca artesanal de siri é uma ótima forma de lazer entre a família. Na hora de preparar, o crustáceo é colocado na panela com água, sal e temperos verdes, mas pode também ser retirado a carne de seu interior, inserido na “casquinha” e frito.
Ostra
Santa Catarina é o maior produtor de ostras do país e Bombinhas é uma das cidades produtoras de ostras. No estado, as ostras consumidas possuem em média 8 cm; o período de maior consumo é de outubro a dezembro. Uma das maneiras mais comuns de comer a ostra é colocando limão.
Marisco
Mariscos são animais, que geralmente possuem uma concha ou carapaça, como os crustáceos e moluscos, extraídos do mar ou de água doce, usados com muita frequência na gastronomia local.